segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

Brunch



Vocês sabe o que é Brunch? Quando deve ser servido, o que deve ser servido e a que horas ele cai bem??


Primeiro: Brunch é um nome originário do inglês. Em casamentos, o brunch é um tipo de recepção que combina pratos e alimentos do café da manhã (breakfast) e do almoço (lunch).

Segundo: Qual lugar é feito o brunch? 
O brunch é um tipo de recepção mais informal. Por isso, pede lugares mais descontraídos, com clima arejado e delicado. Locais abertos, sítios, espaço para eventos em geral, restaurantes, hotéis e, até mesmo, na sua própria casa, se couber esse tipo de celebração.

Terceiro: Vantagens do brunch 
O custo é a grande vantagem do brunch. Tempo mais curto de duração que outras recepções. O casal pode viajar direto no mesmo dia para a Lua de Mel. Não é uma recepção de casamento tão simples como o “bolo com champagne”. O acolhimento dos convidados por parte dos noivos é muito maior (ao contrário de uma festa, por exemplo). Todos podem jogar conversa de maneira mais direta.

Quarto: Qual horário se serve o brunch? 
O brunch fica entre o tempo do café e do almoço, servido entre 10 e 14 horas. Ou seja,casamentos que ocorram pela manhã e que vão estender até o horário do almoço, início da tarde. Não é comum, mas já vi brunch ocorrer depois do horário recomendado, no período da tarde.




Quinto: Como servir o Brunch? 

O mais comum é que se sirva em estilo “buffet”. Os convidados podem ser servidos por garçom. Pode também ocorrer uma combinação dessas duas modalidades. 
Ou o Brunch coquetel que os convidados podem desfrutar de alguns drinques (como a famosa mimosa, “sunrise”, “bellini”), petiscar as coisas. Esse último não é muito visto aqui no Brasil.

Sexto: O que servir no Brunch? 

O brunch deve incluir opções de um café da manhã (como frutas, tortas, queijos, croissants, pãezinhos, geléias, leite, achocolatado em pó, sucos, café, chá) e opções do almoço (como quiches, crepes, tortas, saladas, patês, queijos, frutas, sobremesas). Pode ser incluído espumante ou vinho branco.

O bolo de casamento também deve ser incluído. No Brunch de casamento americano, os casais ás vezes costumam optar por um tipo de bolo mais leve como de cenoura, laranja, limão. 

Já vi brunch com mousses salgadas, suflê de queijo, sanduíches, folhados, cheesecake, salgadinhos, amanteigados, waffles, fritadas, canapés, panquecas e, até mesmo, prato principal. O menu do brunch é escolhido de acordo com o que o buffet oferece e com o gosto dos noivos. *Brunch combina com cupcake.  

Sétimo: Segue abaixo algumas opções para servir em seu brunch: 
Frutas frescas fatiadas: melão, melancia, manga, kiwi 
Queijos: maasdã, provolone e parmesão 
Presunto cru 
Salmão defumado 
Sanduichinhos de peru defumado e de tomate seco com mussarela de búfala 
Strudel de palmito com mussarela 
Salada verde com bacon, torradas, lascas de parmesão e figo fresco 
Salada de alface americana com berinjela, azeitona preta e passas 
Mousse de ricota com Maracujá com molho de mostarda à parte 
Cesta de pães 
Sobremesa: 
Bolo de casamento(pão-de-ló recheado com creme e morangos frescos) 
Tortinhas individuais de frutas variadas 
Bem casados 
Chás e café 

Você pode contratar o serviço de uma padaria e encomendar alguns tipos de pães diferentes, bolos, torradas, geléias, patês, tortas, quirches, muito suco, chás, frutas, frios, alguns tipos de bolachinhas mais delicadas, certamente ficará mais em conta que buffet e mais barato que um almoço e será uma recepção muito chique! As pessoas podem ser servir a vontade, e pode ter garçons apenas para encher as travessas, jarros e bules.

Oitavo: Mesa para todos no Brunch? 

No Brasil sim. Deve ter mesa para todos os convidados, ao contrário de outros tipos de recepções de casamento, como festas, bolo com champagne.


O brunch é uma forma delicada, charmosa e fofa de recepcionar os queridos convidados para um casamento. Para noivinhos que amam a luz do dia.







Um comentário:

  1. Olá Thais. Gostei muito da matéria ( do seu blog). estou pensando em fazer um brunch em meu casamento...Acho que sai bem mais em conta do que um jantar, afinal não serão poucos os convidados.
    Abraços!

    ResponderExcluir

Participe aqui!

Postagens mais acessadas